quarta-feira, 10 de abril de 2013

A minha apresentação oral - Teste de cosméticos em animais


No período passado tive de fazer um trabalho para apresentar oralmente para a disciplina de Português. Hoje lembrei-me que poderia ser interessante partilhar com vocês, porque tem a ver com muitos dos temas abordados aqui no blog. Não vale a pena dizer muito mais, não sei é se vão ter paciência para ler isto tudo ahahah já sei que a maioria não...
Ainda assim, espero que gostem :)

Há muitos, mesmo muitos anos que são usados cosméticos, já na altura dos egípcios eram usados constantemente.

Com o passar dos anos, são vendidos cada vez mais cosméticos, devido em grande parte aos media que levam muitas mulheres e até homens a quererem ter uma certa imagem. Para isso são criados, todos os dias, novos tratamentos, novos cremes, novos produtos de maquilhagem, novos champôs, novos desodorizantes, etc… Tudo isto é pago através do sofrimento de muitos animais.

Grandes empresas servem-se dos animais para realizarem os testes dos seus produtos. Testes estes que provocam dor, um sofrimento horrível e muitas vezes a morte.

São vários os testes realizados, os mais comuns são:
Teste de irritação dos olhos: os produtos são aplicados diretamente nos olhos dos animais conscientes. O período de teste dura, geralmente uma semana, e durante esse período os animais podem, para além da dor que sentem, ficar cegos. Para que os animais não se arranhem, são imobilizados e, para que os olhos se mantenham abertos, são muitas vezes usados clipes nas pálpebras.  No final são mortos  para verificar os efeitos internos das substâncias.
Teste Draize: enquanto os animais estão imobilizados são colocados os produtos em pele ferida ( fita adesiva é pressionada sobre a pele do animal e depois arrancada, repete-se até que surjam camadas em carne viva).
Teste DL 50
Teste de toxicidade alcoólica e tabaco: animais são obrigados a inalar fumo e a ficar embriagados para no fim serem dissecados.
Estudos armamentistas: animais são submetidos à radiação de armas químicas e biológicas. São ainda expostos a gases e baleados na cabeça para estudar a velocidade dos misseis.

Atualmente, devido à pressão dos consumidores, que cada vez mais se recusam a comprar produtos testados em animais, as empresas procuram outras opções. Já são várias as que dizem não a esta realidade. Porque hoje em dia já existem métodos que podem substituir os testes em animais e se algumas empresas conseguem as restantes também o podem fazer.

Também são muitas as empresas que afirmam não realizar testes em animais, tudo bem não foram testados pelos funcionários da empresa, mas a verdade é que estes foram feitos por terceiros, o produto final também não foi testado em animais, mas a verdade é que quase todos o ingredientes foram.

Não podemos é deixar de aceitar que sejam realizados testes em animais quando não existem mais alternativas, até porque é necessário comparar o resultado desse teste com o resultado do método alternativo.

No entanto, é irónico ver que são justamente as empresas que assumem testar em animais que mais investem em pesquisas para o desenvolvimento de testes alternativos. Já as empresas que não assumem os testes parecem não investir praticamente nessa área.

Muita gente aceita que sejam realizados testes de medicamentos, mas não algo tão fútil como maquilhagem e alguns cosméticos.
Não são os animais que usam os cremes, não são os animais que usam os perfumes, não são os animais que se maquilham, não são os animais que têm medo de envelhecer e ter rugas, mas são os animais que sofrem e que sentem a dor. É injusto e cruel.

Na minha apresentação, ainda mostrei um video que encontrei que acho que vale a pena ver!


Espero que "tenham gostado"... 

Sem comentários:

Enviar um comentário