sábado, 22 de setembro de 2012

Os três aliados - Alimentação, água e exercício físico

Olá (:

Não sei se sou só eu mas ultimamente tenho-me preocupado bastante com a minha saúde. Gostava de conseguir manter um estilo de vida saudável, mas digo-vos para mim não é nada fácil.


Alimentação:

Eu não posso dizer que tinha péssimos hábitos alimentares, nunca fui uma frequentadora assídua de restaurantes de Fast Food nem bebia refrigerantes, mas faltava-me algo muito importante.

Era raro eu comer fruta, provavelmente passavam-se meses, e sopa? Sopa então, ainda mais raro... Eu sou das pessoas mais esquisitas e admito isso, eu não gosto de qualquer tipo de vegetal ou legume.

Mas eu arranjei solução para ambos os problemas, quanto à fruta passei a comer, tive que aprender a gostar, tenho que ter a noção que a fruta é uma grande fonte de vitaminas e que me fazem imensa falta. Tento comer pelo menos uma peça de fruta por dia, sei que não é o ideal, mas aos poucos sei que consigo fazer melhor. Como quando estou fora de casa não posso levar fruta, porque devido ao aparelho não convém trincar, eu costumo levar aqueles sumos da Compal chamados Essenciais (não estou a fazer publicidade), são práticos e sempre será uma opção mais saudável do que sumos ou um pacote de leite com chocolate. Quanto à sopa, passei a comer sopa todos os dias, mais uma vez sou muito esquisita e nem sequer consigo comer sopa sem ser passada, mas mesmo assim é melhor do que nada.

Dicas:


  • Evitem ao máximo Fast Food, já toda a gente sabe, é rápida e mesmo muito saborosa, mas há sempre melhores opções. De vez em quando, não faz mal nenhum, qualquer um de nós vai, mas não façam disso um hábito. Todos nós já ouvimos falar nos prejuízos que poderão surgir para a nossa saúde.
  • Não bebam refrigerantes, sinceramente não acho que façam falta. Se aos poucos deixarem de beber vão ver que não custa nada. 
  • Comam bastante fruta, eu sei que provavelmente não é o vosso snack nem a vossa sobremesa favorita, mas aprendam a gostar. Escolham a fruta de que mais gostam e tenham-na sempre à mão. 
  • Tentem fazer várias refeições por dia, eu sei que por vezes há falta de tempo, mas será muito melhor para vocês. Ficar muitas horas sem comer não é de todo aconselhável. 
  • Evitem os fritos, os grelhados ou os cozidos são bastante mais saudáveis.
  • Façam uma alimentação o mais variada possível.
  • Também é bastante importante a ingestão de legumes.
  • Não andem sempre a "petiscar", eu sei que a meio da manhã ou a meio da tarde a fome começa a apertar e que provavelmente a tendência da maioria é comer algo pouco saudável, mas não se esqueçam que há sempre a opção da fruta. 


Água:

Também já sei dos benefícios da água, tanto para o interior como para o exterior, a água é o principal componente do nosso corpo, por isso temos ter a certeza que o nosso corpo tenha água suficiente para que o nosso organismo funcione bem e nunca desidratemos.

Muitas das vezes, é mais fácil falar do que fazê-lo e para mim, este é um dos casos. Gosto bastante de água e sinceramente não me custa nada bebê-la, mas nem sempre está perto de mim e por vezes acabo mesmo por me esquecer.

Ando a tentar andar sempre com uma garrafinha de água, assim aos poucos vou bebendo. Na escola nem sempre é fácil porque há sempre aquele problema de ir à casa-de-banho, mas como ultimamente tem estado calor, até nem tem sido difícil. 

Dicas

  • A quantidade que cada um deve beber depende de pessoa para pessoa, mas em média deve-se beber 8 ou 9 copos de água por dia. 
  • Tenham um garrafa de água sempre perto de vocês, assim não irá custar tanto. 


Exercício Físico:

Para mim esta é a parte mais difícil, não tenho tempo suficiente para fazer tudo e, para ser sincera, este ano decidi que queria dedicar a maior parte do meu tempo livre aos meus estudos, que sinceramente não é muito  pois saio todos os dias às 18.15h.
Mas quem tenha tempo e oportunidade deve definitivamente praticar qualquer tipo de exercício físico, a escolha é muita, só têm que escolher o que mais vos agrada. 

Dica:

  • Se não tiverem a oportunidade de frequentar um ginásio ou qualquer outro desporto, podem sempre correr no parque da vossa cidade ou então procurar exercícios na Internet que podem fazer sem sair de casa.


Sei que o post está bastante extenso mas não queria que faltasse o essencial.
Obrigada :)


Informação: eu não tenho qualquer formação no assunto, são apenas os hábitos que eu costumo ter no meu dia-a-dia que gostava de partilhar convosco.

Sem comentários:

Enviar um comentário