sábado, 8 de setembro de 2012

Regresso às aulas #6 - Dicas para ser um bom aluno



Olá (:

Nem quero acreditar que as aulas estão quase a começar, as férias têm mesmo os dias contados ):
Por isso, hoje quero partilhar com vocês algumas dicas para serem bons alunos. É importante dizer que não é apenas com dicas que vão lá, é preciso mesmo muita força de vontade porque nada se consegue sem esforço. Para além disso não se esqueçam que tudo conta a partir do primeiro dia de aulas, comecem desde já a terem tudo em ordem porque depois pode ser tarde de mais.

Na aula: 


- Se for possível, senta-te nos lugares da frente, parecendo que não a tendência para te distraíres vai ser menor.

- Quando um professor marcar um teste ou disser o que são os trabalhos de casa escreve logo na tua agenda ou num local para este efeito. Podes pensar que mais tarde te vais lembrar, mas não vais. E não escrevas uma coisa aqui, outra ali e outra acolá, escreve tudo apenas num local assim, quando quiseres ver quando é um teste ou os trabalhos de casa que tens para hoje vais saber onde procurar.

- Não te distraias nas aulas, se estiveres atenta durante esse período de tempo, tens metade do trabalho feito. Quando chegares a casa tens é que rever, mas será muito mais fácil. E se por acaso, estás ao lado de alguém que seja muito teu amigo e sabes que com ele ainda conversas o triplo é melhor mudares de lugar.

- Quando tiveres um dúvida não hesites em perguntar ao professor, ele é das melhores pessoas para te esclarecer. Se preferires podes perguntar primeiro a um colega mas se mesmo assim continuas pouco à vontade com essa parte da matéria não tenhas problemas em perguntar ao professor. Se ficares com a dúvida só irás prejudicar o teu estudo porque provavelmente tudo o que esteja relacionado também não vais perceber.

- Não sejas preguiçoso e copia tudo o que o professor escreve no quadro, não é por acaso que ele o faz. E se por acaso o professor mostra Power Points ou apresentações do género pergunta, educadamente, se te pode deixar copiar para uma pen.

- Se tiveres mesmo que faltar, se não tiveres mesmo hipótese de ir para a escola, procura sempre saber que parte da matéria foi dada naquela aulas e pede os apontamentos a um colega.

- Toda a gente tem daqueles professores que só falam, falam, falam e, por muito atentos que estejamos quando chegarmos a casa já não nos vamos lembrar de tudo. Por isso, é importante tirar apontamentos, mais tarde organizam a informação e copiam para outra folha e será uma forma de estares a estudar.

Em casa:


- Tenta estudar um bocadinho todos os dias. Quando chegares a casa fazes os trabalhos de casa e revês a matéria que foi dada naquele dia, e assim, na altura dos testes não irá custar tanto.

- Não estudes apenas no dia anterior, provavelmente não irás conseguir ficar a saber nem metade do que é suposto e só vais ficar preocupadíssimo. Tens que ir estudando, aos poucos para que no dia do teste estejas confiante de ti mesmo e não vás para lá muito nervoso.

- Os trabalhos de casa não são marcados por acaso por isso, nunca te esqueças de os fazer. São quase sempre relacionados com a matéria que estivemos a dar naquele dia por isso é uma óptima forma de revermos os conteúdos.

- Quando estiveres a estudar tenta não decorar tudo mas sim perceber. Assim, quando estiveres num teste se te esqueceres de alguma parte da matéria, através do raciocínio consegues lá chegar.

- Também é importante teres o espaço onde estudas organizado, assim saberás sempre onde está aquilo de que precisas e não perderás muito tempo a procurar um livro ou um caderno que só irá roubar tempo ao teu estudo. Também convém ser um espaço sem grandes distrações, geralmente já temos pouca vontade de estudar e se ainda temos tanta coisa a distrair-nos, ainda pior...



Para além destas dicas todas, tenham uma alimentação saudável, durmam sempre as horas necessárias, pratiquem exercício e sejam felizes (: Irá de certeza fazer diferença!

Última dica! Tenta não ver o estudo como uma preocupação, uma tarefa assim tão difícil e pouco divertida. Tens que pensar que se o estás a fazer é para mais tarde teres um bom futuro e poderes sustentar-te a ti e à tua família. Ao fazê-lo também estás a tornar-te cada vez mais culta e ao atingir bons resultados podes sentir-te orgulhoso de ti mesmo e pensar que todo o esforço valeu a pena.


Obrigada (:


Informação: as imagens não são da minha autoria

2 comentários:

  1. As dicas estão excelentes querida :D
    É verdade se fizermos todos os dias um bocadinho em casa torna-se mais fácil, o problema é quando se perde o fio à meada :P

    Beijinhos,
    Maria

    http://fashion-make-a-wish.blogspot.pt/

    ResponderEliminar