quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Regresso às aulas #5 - Como poupar dinheiro

Olá (:

Durante a época escolar nem sempre é fácil poupar dinheiro, ou é porque não nos apetece comer na cantina e vamos a um restaurante ou é porque não conseguimos dizer que não a um amigo nosso e acabamos sempre por lhe emprestar dinheiro, mesmo sabendo que a probabilidade de ele nos devolver é reduzida... enfim! Existem mil e uma situações onde parece que o dinheiro desaparece e nós nem damos conta.

Mas hoje vou mostrar-vos como podemos poupar dinheiro e não gastar mais do que é suposto.


Alimentação


1. Nunca saias de casa sem tomar o pequeno-almoço! Para além de ser péssimo para a tua saúde vais acabar por gastar dinheiro desnecessário. Tomas o pequeno-almoço em casa e assim evitas chegar à escola, estar cheia de fome e acabar por gastar dinheiro em alguma coisa para comeres.

2. Almoça na cantina! Penso que toda a gente já tem noção disto. Almoças na cantina, a comida é muito mais saudável, pagas um preço mais reduzido, mas... pois, nem sempre nos agrada! No dia anterior procura saber o que é o comer, se souberes mesmo que não gostas da comida e que de certeza que não vais comer também não vale a pena estares a pagar pela refeição. É nesses dias que podes procurar outras opções que provavelmente não serão tão em conta mas, que de vez em quando não faz mal a ninguém.

3. Leva de casa! Chega a hora do intervalo e uma das coisas que nos apetece fazer é comer. É normal e só faz bem, pois não devemos ficar muito tempo sem comer. A tendência da maioria é ir diretamente para o bar da escola. Tentem levar alguma coisa de casa, irão poupar dinheiro, provavelmente irão comer algo mais saudável e não terão que estar praticamente o intervalo todo na fila à espera.



Moda e Beleza


4. Saldos! Pois os tão famosos saldos... são uma óptima altura para comprares tudo aquilo que te faz falta. Mas atenção, também não exageres, não compres um peça de roupa que está baratíssima mas que da qual não gostas minimamente. Podes sempre fazer uma lista para saberes o que precisas e estabelece sempre um limite.

5. Faz tu mesma! Todos nós adoramos ir ao cabeleiro todos os meses, ir todas as semanas à manicure e de quinze em quinze dias à esteticista. Mas, se virem bem, tudo isto podem ser vocês mesmas a fazer! Claro que terão de fazer alguns investimentos mas mais tarde irá de certeza compensar. Depois de terem um ferro de alisar ou um modelador de cabelo poderão fazer o penteado que quiserem. Comprem o essencial para fazer a vossa manicure e procurem dicas na internet de como fazer, passado algum tempo irão saber fazê-lo na perfeição. E agora com tantos métodos depilatórios à disposição no mercado é só escolher, vejam o que mais vos agrada. A vossa carteira agradece...


Exercício Físico


5. Corre, dança, nada,...! O ginásio ao final do mês é uma grande despesa e se vocês quiserem pode ser evitada. Criem uma rotina e por exemplo, todos os dias de manhã ou todos os dias ao final da tarde vão correr,  chegam a casa e no Youtube têm milhares de exercícios que podem fazer. Por vezes pode não haver motivação mas podes sempre combinar com um amigo ou uma amiga e irem juntos. Não há desculpas!








Compras


6. Listas! Faz sempre uma lista daquilo que precisas. É essencial para não teres tanta tendência para comprares o que não deves e chegares a casa sem aquilo que realmente querias e fazia falta.

7. Embalagens grandes sim! Embalagens pequenas não! A maior parte das vezes, não sei se já repararam mas, compensa muito mais comprar embalagens grandes em vez das mais pequenas. Se for um produto que vocês sabem que gastam regularmente não custa nada. 

8. Cupões, cartões, promoções...! Toda a gente já deve ter visto que hoje em dia as lojas bombardeiam os clientes com cartões, promoções, cupões... Vocês só têm que tirar o melhor partido disso. Aproveitem essas alturas para comprarem aquilo de que precisam. Mas atenção que por vezes as promoções são um pouco enganadoras. E não comprem alguma coisa só porque está em promoção, não há necessidade disso.

9. Reviews! Imaginem que querem comprar alguma coisa, andam a pensar há não sei quanto tempo porque não sabem se será uma boa ideia, pois poderão estar a desperdiçar dinheiro, claro, procurem primeiro opiniões na internet. Claro que a opinião de uma pessoa pode não ser a mesma de outra, mas se houver muitas pessoas a dizer mal de um produto a probabilidade de o produto não ter qualidade e tu não gostares será maior.


Lazer


10. Saídas à noite! Tenho a certeza que a maioria gosta, mas a verdade é que se acaba sempre por gastar muito dinheiro e sobretudo em bebidas. Não acho que não devam sair, pelo contrário, de vez em quando não faz a ninguém! Mas tentem que não se torne num hábito.

11. Minha querida biblioteca! Se costumas ler com regularidade tenho a certeza que deves gastar bastante dinheiro em livros.Vai à biblioteca municipal e escolhe o livro que mais gostas e podes trazer, sem pagar nada. Eu sei que não é a mesma coisa, mas se lês mesmo por gosto, ao fim de algum tempo não te vai custar. Ah, e podes sempre pedir emprestado a uma amiga ou amigo teu, mas não te esqueças de devolver, não vais querer que mais ninguém te volte a emprestar. 





Outras dicas


12. Três mealheiros em vez de um! Eu acho esta dica bastante importante, eu pelo menos faço isto. Separo o dinheiro que posso utilizar no meu dia-a-dia, daquele que posso gastar mas muito raramente e daquele que ando a poupar há anos. Assim, sei que quando o dinheiro que posso gastar acabar, não devo gastar mais nenhum e, se por acaso tiver mesmo que gastar terei que ir buscar ao segundo mealheiro e provavelmente quando precisar de comprar algo mais caro já não irei ter dinheiro, pois no outro não posso mesmo tocar. E assim se aprende a poupar...

13. Na carteira? Pouco dinheiro! Se andares com muito dinheiro a tendência para o gastares vai ser maior e, se quiseres comprar alguma coisa como sabes que tens dinheiro vais acabar por comprar. Mas, se tiveres pouco, vais pensar duas vezes antes de comprar e vais ver se é realmente uma compra importante ou se é desnecessária.

14. O que resta?! Guardem! Chega ao final no mês e por acaso nem gastamos o dinheiro todo que estava direcionado para gastar nessa altura, não é por isso que tens que o gastar todo. Se quiseres oferecer um miminho a ti próprio não digo que não, mas o resto guarda.

15. Emprestar? Nem sempre... Eu sei que nem sempre é fácil dizer que não, mas se não sabes tens que aprender a fazê-lo. Não podes andar sempre a emprestar dinheiro quando sabes que nunca mais te vão devolver.

16. Vamos trabalhar! Se estudas, provavelmente durante o ano não tens muito tempo livre para que possas trabalhar mas, durante o verão tens o dia todo. Se tiveres idade para o fazer tenta procurar um trabalho para esta altura e quando receberes tenta gerir o dinheiro o melhor possível.


Eu sei que este post está um pouco extenso, mas eu queria mesmo dar as dicas que eu acho mais importantes, sobretudo devido à crise. Espero que tenham gostado!


Qual é o vosso truque para poupar dinheiro?

Obrigada (:


Informação: as imagens não são da minha autoria




2 comentários:

  1. Este post está mesmo fantástico, adorei todas as dicas e já vou por algumas em prática! A crise é para todos e não é nada "simpática".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah fazes muito bem ;)
      É verdade, esta crise não agrada a ninguém, mas enfim...

      Muito obrigada!
      Beijinhos :)

      Eliminar